10 aplicações iPhone para dominar as redes de metro da Europa

Os smartphones vieram revolucionar o nosso dia-a-dia nos mais variados aspectos, de tal forma que hoje já não passamos sem a sua preciosa ajuda. Claro está que no toca ao mundo das viagens, também podemos contar com colaboração destas pequenas maravilhas que muitos de nós trazemos no bolso. Vamos começar esta série de artigos com o iPhone. Na verdade, o telefone da Apple atingiu um nível de popularidade muito elevado e, consequentemente, a AppStore também, apresentando milhares de aplicações muito úteis, entre as quais algumas que podem facilitar a vida do viajante. Para hoje decidimos apresentar-lhe 10 aplicações gratuitas para iPhone com informações, mapas, horários e estado do serviço da rede de Metro de outras tantas cidades europeias.

Londres Tube Map Para além do mapa da rede de metro londrina, a aplicação permite-lhe calcular percursos, encontrar estações, ver os horários de partida e até consultar o saldo do seu Oyster Card.

RATP: Métro & Bus Paris Officiel Mapas, horários, partidas e estado do tráfico são algumas das informações que a aplicação do Metro de Paris disponibiliza. Uma óptima ferramenta para circular pela cidade luz.

Madrid Metro Map A aplicação que lhe apresentamos para Madrid é um pouco mais limitada, apresentando apenas o mapa da rede. Ainda assim é bastante útil para fazer as suas consultas a qualquer hora e em qualquer local.

Metro do Porto A cidade do Porto também conta com uma aplicação para a sua rede de Metro. Mapa, horários e localização de estações são algumas das suas características.

Metro Roma Free Para conhecer o Metro de Roma tem à sua disposição esta aplicação que, para além do mapa da rede, permite ainda localizar estações de forma rápida e intuitiva.

Lisbon Subway A capital portuguesa conta com esta aplicação simples que apenas disponibiliza o mapa da rede do Metropolitano. Uma ferramenta bastante útil para nos deslocarmos por Lisboa.

Athens Subway A capital da Grécia, mais concretamente o mapa da sua rede de metro, pode caber dentro do seu iPhone. Uma aplicação a instalar caso o nosso destino seja Atenas.

Vienna Transport Map Para Viena sugerimos uma aplicação que, apesar de gratuita, obriga à compra dos mapas. Ainda assim, para quem viaje para a capital austriaca pode ser uma boa opção para se orientar por lá.

Infomaps Metro Amsterdam A aplicação de Amesterdão disponibiliza o mapas, as linhas e as estações de metro da cidade, para além de informações também relativas aos caminhos de ferro.

Barcelona Metro Map Barcelona conta também com uma aplicação com informações sobre a sua rede de metro. Mapas, localizador de estações e calculador de percursos são algumas das suas características.

Se tem um iPhone no bolso e vai viajar, aproveite e instale a aplicação relativa ao seu destino. Será, com certeza, uma boa ajuda na hora de se deslocar de metro por alguma destas grandes cidades.  Muitas delas são, inclusive, compatíveis com o iPad e/ou com o iPod Touch. Lembre-se que estas são aplicações gratuitas. Caso esteja disposto a pagar por mais qualidade, existem muitas aplicações pagas que abordam esta matéria.

Tenha apenas em atenção que algumas das funcionalidades destas aplicações podem exigir um acesso à Internet e fazê-lo em roaming, sem um pacote especial, pode sair bastante caro. Com o tempo vamos apresentar também soluções para outras plataformas, nomeadamente para Android, e outras aplicações úteis para quem está a viajar.

Comentar