Amesterdão – A Cidade Ousada

Capital da Holanda, Amesterdão é um dos destinos turísticos mais visitados da Europa. É conhecida pelo seu magnífico porto histórico, pelos mais de 150 canais que atravessam a cidade, por toda a sua envolvente sócio-cultural e claro, pela ousadia que sempre ostentou. Amesterdão, a capital liberal da Europa, não desilude o visitante.

Desde sempre os Países Baixos, e particularmente, Amesterdão acolheram diversas culturas numa convivência pacífica, contribuindo para o crescimento artístico e científico do país, características que convivem lado a lado com as vacas, as tulipas e as bicicletas.

Com cerca de 50 museus, a cidade de Amesterdão é conhecida mundialmente pela qualidade dos mesmos. O Museu Van Gogh expõe a maior colecção do pintor pós-impressionista holandês que lhe dá o nome. Já o Rijksmuseum Amesterdão é conotado como o mais importante do património cultural holandês, contando com um acervo com quase um milhão de peças valiosas.

Ainda utilizado pela família real holandesa, o Palácio Koninklijk é dos mais magnificentes edifícios de Amesterdão. A maioria do mobiliário está datada do início do século XIX, quando Luis Bonaparte, rei da Holanda, escolhe o local como palácio real.

O Red Light District, em português Bairro Vermelho, remota o século XIII, altura em que Amesterdão se estabelecia como cidade portuária. As ruelas estreitas durante o dia são um local de interesse turístico com cafés e restaurantes nas margens dos canais, contudo, durante a noite, transformam-se num local de prostituição legal, sex-shops e clubs dedicados exclusivamente ao negócio sexual.

Se quiser desfrutar de umas horas nas compras, a actividade comercial desenrola-se principalmente na praça Dam. Já nas ruas P.C. Hoofstraat e Van Baerlestraat encontram-se lojas de comércio de luxo, distinguindo-se o Magna Plaza Shopping Center e o Amesterdão Diamond Center.

Mas a cidade de Amesterdão oferece aos turistas também uma vida nocturna bastante variada e agitada. Se procurar de uma atmosfera mais familiar e do estilo “Europa Clássica” escolha as praças Leidseplein e Rambrandtplein. Por outro lado, se a sua ideia de uma noite bem passada implica um ambiente mais divertido e jovem deverá voltar a sua atenções para locais como o Club Panama, o The Tower Zone, o More e o Escape, entre muitos outros que a cidade tem para oferecer.

Os Coffeshops são dos locais mais procurados em Amesterdão, aqui as drogas leves são legais, ou seja, podem ser compradas e consumidas sem qualquer problema com as autoridades. Os Coffeshops mais conhecidos são o The Bulldog Palace, The Dampkring e Ducth Flowers. A entrada é proibida a menores de 16 anos.

Para circular não pondere sequer andar de carro na cidade de Amesterdão, as ruas estreitas e o elevado número de bicicletas dificultar-lhe-iam a sua viagem ao máximo. Opte por andar de metro ou de comboio. O número 5, por exemplo, é gratuito e passa por grande parte da cidade. No entanto, não se esqueça que tem outras opções. Andar a pé é a melhor e mais saudável forma de se mover pela cidade e a bicicleta é, sem dúvida, o mais simbólico modo de transporte em Amesterdão, elas podem alugar-se por toda a parte e custam entre 9 a 20 euros por dia.

Quer viajar até Amesterdão?

Veja aqui os melhores pacotes para viajar. Teste também o nosso sistema de pesquisa e reserva de hotel. Os preços vão surpreende-lo!

Comentar