Atenas, o berço da Democracia

Atenas é a capital da Grécia, a maior cidade do país onde se concentram mais de 50% da sua população (cerca de 5 milhões de habitantes) e ainda o epicentro da península da Ática.

Localizada na região do Peloponeso, Atenas, berço da Democracia e da cultura clássica, é hoje uma cidade que conjuga a modernidade com o legado histórico de poderosa cidade-Estado. As suas bases filosóficas, políticas, arquitectónicas, literárias e olímpicas remontam à idade em que a Atenas era o centro da civilização ocidental.

A Acrópole ateniense, uma das mais famosas em todo o mundo, está situada numa colina no centro da metrópole e é composta por um conjunto de monumentos religiosos, intimamente ligados à mitologia grega, que simbolizam e marcam no tempo e no espaço a fundação da cidade de Atenas. Aqui é imprescindível  visitar o Partenón e o Erecteion, sendo que existem muitos outros locais e monumentos merecedores da atenção dos turistas.

A Ágora, o Fórum e o Templo de Zeus são outros três pontos de passagem obrigatória para quem visita e quer conhecer Atentas e a sua história. A Ágora era o centro administrativo e da vida política de Antenas e daqui que surge a expressão berço da democracia. Neste local pode visitar ainda o Templo de Efesto e a Stoa de Attalos.

O Museu Nacional de Arqueologia comporta, provavelmente, a maior colecção de arte da Grécia Antiga. Com peças desde 3000 a.C até ao século XX, o Museu Benaki encanta qualquer um com os seus salões de estilo grego-otomano e a sua riquíssima e vasta colecção.

Plaka é área residencial mais antiga de Atenas. Caracterizada pelas passagens estreitas e pitorescas, está construída mesmo debaixo da Acrópole e um passeio pelas suas ruas vai conduzi-lo directamente até à praça Avisinías onde, todos os domingos, se realiza um mercado de velharias com produtos a preços que valem muito a pena. Por outro lado, na rua Ifestou vai poder encontrar todo o tipo de pequenas lojas de comércio local e tradicional.

Plaka é, sem dúvida, um dos locais turísticos preferidos por quem visita Atenas, um preferência que se estende pela noite dentro já que se trata de uma zona muito agradável onde o tráfego automóvel está restringido. Contudo, existem outras boas opções para passar uma noite divertida, nomeadamente Kalonaki, Psirri, Gazi, Voula e Varkiza.

Em Atenas, à semelhança de muitas outras cidades europeias, pode mover-se utilizando a sua rede de metro. Uma particularidade que torna esta opção ainda mais interessante é que muitas estações de metro de Atenas se assemelham a verdadeiros museus onde estão expostos os artefactos que foram encontrados durante as escavações para a sua construção. A rede de metro de Atentas funciona entre as 5:00 horas da manhã e a meia-noite. Como alternativas ao metro tem o comboio suburbano, o eléctrico, o autocarro e, claro, o táxi, cujos preços, no entanto, não são muito convidativos.

No entanto, voltamos a relembrar que a melhor forma de conhecer e entrar a fundo numa cidade é andar a pé pelas suas ruas, contactando com os locais e sentido o pulsar da vida. A bicicleta é também, e cada vez mais, uma excelente alternativa para percursos médios.

Vai partir de viagem a Atenas?

Pesquise e reserve um hotel na capital Grega aos melhores preços.

Comentar