Aveiro – A Veneza Portuguesa

A cidade de Aveiro encontra-se situada na zona Centro/Norte de Portugal e é delimitada a norte pelo distrito do Porto e a sul pelo distrito de Coimbra. É uma cidade de média dimensão que cresceu muito nos últimos anos e que consegue conjugar a modernidade e a tradição. Quanto à tradição desta cidade, esta está mais diretamente ligada ao mar devido à sua proximidade a este e também devido à Ria de Aveiro que podemos apreciar em várias ruas da cidade.

Um dos grandes ícones desta linda cidade é a sua Universidade. É graças a esta que Aveiro rejuvenesceu pois o número de jovens que passaram a habitar na cidade aumentou consideravelmente.

Sendo Aveiro uma cidade moderna e com inúmeros locais de interesse a visitar, sugerimos que utilize a BUGA (bicicleta de utilização gratuita de Aveiro). Com esta bicicleta pode aproveitar para visitar descontraidamente a cidade e ao mesmo tempo contribui para melhorar o ambiente.

Se quer fazer umas compras num local agradável, com um conjunto diversificado de atividades, o Fórum Aveiro é o local perfeito pela sua prestigiada localização, espaço aberto mas simultaneamente protegido pela arquitetura utilizada que nos dá a ideia de um Fórum romano.

Para usufruir de momentos de descontração, nada melhor que fazer um passeio no Parque Municipal ou mais conhecido por Parque da Cidade. Neste parque poderá encontrar uma fonte romântica sob uma escadaria monumental, lagos e muita vegetação. Pode também passear-se pelos Jardins do Rossio, um espaço de lazer onde poderá fazer grandes caminhadas na companhia da pessoa ideal.

A nível cultural e religioso, tem à sua disposição o antigo Convento das Carmelitas, revestido de belos painéis de azulejos e telhas douradas de três épocas diferentes. A Capela de São Gonçalinho, construída no primeiro quartel do século XVIII é também um local de culto de visita recomendada. A Igreja de São Domingos, da Misericórdia e a Igreja do Carmo enchem os olhos aos turistas mais religiosos.

Após uma visita à cidade, nada melhor que nos sentarmos à mesa de um destes restaurantes: Restaurante Adamastor, Restaurante O Telheiro ou o Restaurante Zico e deliciarmos-nos com um agradável leitão à Bairrada ou uma das várias especialidades à base de Bacalhau. Como sobremesa nada melhor que uns deliciosos Ovos-moles ou um pão-de-ló de Ovar.

No decorrer da tarde, porque não visitar a Praia da Barra ou da Costa Nova e, na hora do lanche, apreciarmos uma deliciosa Tripa à moda de Aveiro com recheio ao gosto de cada cliente?

Porque o dia está mesmo a terminar, o melhor será começar a pensar num sítio para dormir. O Hotel Mélia Ria, o Hotel Américas ou o Imperial são a opção mais chique e também mais dispendiosa. Se prefere algo mais económico, opte pelo Parque de Campismo Municipal de Aveiro.

Uma vez que já está devidamente hospedado, que tal uma noite bem passada na Estação da Luz, a mais conhecida Discoteca da cidade?

Comentar