Coimbra – A Cidade dos Estudantes

Coimbra, cidade localizada na zona Centro de Portugal, banhada pelo admirável rio Mondego, é uma das cidades portuguesas com mais história e dona de um riquíssimo património cultural. Um dos grandes marcos culturais desta cidade é a prestigiada Universidade de Coimbra.

Quem por aqui passa, não pode deixar de visitar alguns dos mais emblemáticos monumentos desta encantadora cidade, tais como a Sé Velha, os Conventos de Santa-Clara-a-Velha e Santa-Clara-a-Nova (onde D. Inês de Castro terá sido apunhalada até à morte), o Mosteiro de Celas, a Igreja de Santo António dos Oliviais, o Jardim da Manga ou a Sé Nova de Coimbra. Mas nem só de grandes monumentos é composta a cidade de Coimbra.

Esta cidade do centro de Portugal é dona de lindíssimos e agradáveis espaços verdes, como o Parque Verde do Mondego, o Jardim Penedo da Saudade, o Parque do Vale das Flores, o Parque de Santa Cruz ou o Parque Dr. Manuel Braga.

Para acabar em beleza um roteiro cultural, é de visita obrigatória o espaço da Universidade de Coimbra. Aqui poderá encontrar o Museu de Arte Sacra, a surpreendente Capela de São Miguel, a deslumbrante Biblioteca Joanina e o esplendoroso Jardim Botânico. Sendo uma cidade de património tão rico, Coimbra dispõe também de diversos Museus, dando maior ênfase ao Museu Nacional de Machado de Castro, situado no antigo Paço Episcopal e considerado um dos mais importantes do país.

Com a visita cultural a terminar, há que reforçar as energias e nada melhor que saborear a gastronomia da região. Pode optar pela chanfana ou negalhos, arroz de lampreia, polvo cozido e a tibornada com batatas a murro. Para os apreciadores de leitão assado, não pode perder o famoso Leitão da Bairrada, típico da Mealhada, bem próximo desta cidade.

Para os mais gulosos, ou apenas para terminar a refeição em beleza, escolha uns docinhos tradicionais, como as arrufadas, as velhoses, o arroz doce, a sopa dourada das freiras de Santa Clara, o pudim de ovos, os biscoitos de canela, a lampreia de ovos, os capelos e as talhadas de príncipe.

Estas iguarias podem ser saboreadas nos inúmeros restaurantes da região, como o Dom Azeite, o Pátio, A Portuguesa, entre muitos outros.

Após esta rica refeição, nada melhor que uma visita ao Portugal dos Pequenitos, uma delícia para os mais novos. Esta obra, património da Fundação Bissaya Barreto, é um referencial histórico/pedagógico de várias gerações. É também considerada uma mostra qualificada de arte arquitetónica que, devido à sua minúcia, encanta miúdos e graúdos

Se é mais adepto de praia, nada melhor que visitar o extenso areal da praia da Figueira da Foz ou então pode sempre optar pela praia fluvial de Palheiros e Zorro, situada entre Penacova e Coimbra.

Depois de um longo dia, há que saber onde é que vai descansar. Coimbra oferece aos seus turistas um vasto leque de opções. Pode optar por escolher um dos vários hotéis, como o Hotel Oslo ou o Comfort Inn Almedina Coimbra. Pode também optar pela Pousada da Juventude, indicada para os mais jovens ou pela Serenata Hostel, esta última localizada mesmo em frente à Sé Velha, perto da Universidade de Coimbra.

Para acabar o dia em beleza, nada melhor que partir à aventura em busca dos vários ambientes noturnos. Pode começar a noite no Café com Arte ou no Noites Longas e acabar em beleza na Discoteca Broadway, localizada na Pedrulha.

Comentar