Estou numa grande cidade, uso o Metro

A utilização do Metro é, sem dúvida, a melhor forma de nos movimentarmos numa grande cidade. Na qualidade de turistas, o Metro é a melhor opção para a grande maioria das pessoas devido à rapidez com que se podem deslocar, ao elevado número de destinos (estações) existentes, à facilidade de conexão com outros meios de transporte e, sobretudo, ao custo reduzido quando comparado, por exemplo, com um táxi.

No entanto, é sempre possível poupar mais uns Euros quando optamos pelo Metro. Em vez de comprar bilhetes de 1 viagem (na grande maioria das capitais europeias este tipo de título já ultrapassou o valor de 1 Euro), devemos optar por comprar passes turísticos que nos permitem usar o sistema todas as vezes que for necessário durante um determinado período de dias.

Dependendo da duração da sua estadia, optar por um destes bilhetes vai poupar-lhe bastante dinheiro e tempo, já que não terá que esperar numa fila para comprar o título de viagem cada vez que entrar numa estação de Metro.

Neste artigo vamos deixar-lhe os links para as páginas de Internet dos sistemas de Metro de algumas das principais cidades europeias, mais concretamente para os locais onde pode encontrar toda a informação acerca dos preços e da forma de utilização deste tipo de bilhetes. Desta forma, da próxima que estiver a preparar a sua viagem vai contar com mais um bom recurso de grande utilidade.

Londres
Em Londres a empresa que gere a rede de transportes urbanos é a Transport of London que dispõe de 2 opções distintas para os turistas, o Travelcard (pode ser de 1 ou de 7 dias) e o Oyster Card (um cartão pré-pago que pode ser recargado cada vez que o saldo esgote). A principal diferença é que com o Travelcard pode usar os transportes todas as vezes que queira durante o seu período de validade (1 ou 7 dias) e com o Oyster Card paga, através do saldo previamente carregado no cartão, por cada uma das viagens que faz. Pode ver uma comparação entre os dois cartões neste link. Ambos os cartões podem ser comprados online antecipadamente. É uma excelente ideia comprar um destes títulos de viagem e partir para Londres já com ele na carteira. Podemos afirmar, por experiência própria, que em menos de 1 semana terá o seu cartão em casa.

Paris
A RATP é a empresa que gere os transportes de Paris, capital francesa, e tem à disposição dos turistas o Paris Visit – Transport Pass. Este cartão apresenta uma série de configurações diferentes, que vão desde 1 até 5 dias. O Paris Visit também pode ser comprado antecipadamente através da Internet.

Madrid
À semelhança das suas congéneres, também na capital de Espanha é possível adquirir um título de transporte especialmente criado para os turistas. O Tourist Travel Pass de Madrid apresenta-se nas modalidade de 1, 2, 3, 5 e 7 dias e dá acesso ilimitado à rede de transportes da cidade, metro e autocarros.

Roma
Na capital italiana os bilhetes disponíveis para turistas, que permitem a utilização das redes de metro e de autocarros da cidade têm uma particularidade interessante. Para além de poder adquirir bilhetes válidos para 1, 3 ou 7 dias, consoante a duração da sua estadia, existe ainda a possibilidade de adquirir um título de 1 Euro que vale 1 viagem ou 75 minutos em autocarro.

Viena
Na Áustria terá a possibilidade de visitar a sua capital usando vários tipos de bilhetes. Pode optar pelos típicos títulos válidos por 1, 2 ou 3 dias ou pelo The Vienna Card, um cartão que lhe dá acesso a toda rede de transportes durante 72 horas e ainda a um conjunto de descontos em várias atracções turísticas em toda a cidade. Se comprar o The Vienna Card receberá um guia bastante completo de Viena onde poderá conhecer todas as vantagens e descontos que lhe oferece este cartão.

Berlin
Em Berlin optou-se por criar uma série de cartões especialmente dedicados aos visitantes, que juntam o acesso à rede de transportes aos descontos em museus e outras atracções turísticas. Evidentemente que também é possível adquirir títulos de transporte válidos para 1 viagem ou para um conjunto de dias, mas a verdade é que, pelo que pudemos apreciar na informação disponibilizada, será mais vantajoso adquirir um destes cartões especiais para turistas. De entre as várias opções aconselhamos o Berlin WelcomeCard, com acesso ao Metro e aos autocarros e com descontos em vários locais.

Lisboa
Decidimos também incluir as soluções existentes para visitar a cidade de Lisboa para todos aqueles que queriam desfrutar das maravilhas da capital portuguesa. Em Lisboa existe a possibilidade comprar bilhetes de metro válidos para vários dias ou então optar pelo Lisboa Card, um cartão válido por 1, 3 ou 5 dias que dá acesso ás redes de Metro e de autocarro e a vários museus e outras atracções turísticas. O Lisboa Card também pode ser adquirido antecipadamente online.

Comentar