Évora – Património da Humanidade

Évora, capital alentejana, é uma das mais simbólicas cidades Portuguesas cujo centro histórico já foi classificado como Património da Humanidade pela UNESCO. Nesta cidade não faltam monumentos para visitar, como por exemplo a Sé Catedral, o Templo Romano (mais conhecido por Templo de Diana), a Igreja de São Francisco e a sua Capela dos Ossos, completamente revestida de ossadas humanas, a lindíssima Igreja dos Lóios, o Palácio de D. Manuel, entre muitos outros.

Évora conta com mais de 20 igrejas e mosteiros o que manifesta a grande importância histórica e religiosa aí patente. Um local a visitar é a célebre Praça do Giraldo, com arcadas em estilo árabe e uma fonte de 1571. Neste local decorrem os encontros de várias gerações, animações e espetáculos.

Sendo uma cidade Alentejana, Évora oferece aos seus visitantes uma enorme variedade de artesanato, hotelaria e restauração com uma gastronomia rica. O ensopado de borrego, os pezinhos de porco de coentrada, a poejada de bacalhau ou a sopa de cação são alguns dos pratos típicos desta cidade. Quanto à doçaria regional, não podemos deixar de provar a encharcada do Convento de Santa Clara, as Gadanhas, o pão de Rala e a Tiborna Grande. Podemos também aproveitar para nos deliciarmos com as famosas Sericaias de Elvas.

Para os apreciadores de um bom vinho, esta cidade conta com uma rota invejável e de percurso quase obrigatório. Começando pela Fundação Eugénio de Almeida passando pela Herdade dos Coelheiros, não esquecendo a Roquevale e a Herdade do Esporão, estes são os destinos inevitáveis para os bons apreciadores desta maravilha da natureza.

Pode ainda desfrutar da incomparável gastronomia desta região no prestigiado restaurante “A Bolota Castanha”, situado na pequena localidade da Terrugem, próximo de Borba.

Para visitar esta lendária cidade, nada melhor que fazê-lo a pé. Pode optar por um pedy-paper muito vulgarmente utilizado nesta cidade pelos visitantes. Pode formar equipas com um qualquer número de visitantes. Este programa tem uma duração aproximada de 2 horas e meia e convém que os participantes usem roupa e calçado confortável.

Os amantes de velharias podem visitar o Mercado de Velharia e Antiguidades que decorre em Évora a todos os 2ºs Domingos de cada mês.

Um excelente local para ficar hospedado enquanto visita a capital alentejana é na Imani Country House, a 10 minutos de Évora, na Quinta de Montemuro. Aqui poderá descansar, usufruir das magníficas piscinas e desfrutar de uma boa refeição no restaurante Improvável. Pode optar também pelo Hotel Ibis Évora, localizado a 700 metros do centro de Évora, o M’AR de Ar Aqueduto, hotel de 5 estrelas localizado no centro histórico da cidade ou, para os mais poupados, a Pousada de Évora, instalada num antigo convento do século XV é, sem dúvida, uma excelente escolha.

À noite poderá optar por uma visita ao Bar Arena, localizado na antiga Praça de Touros onde poderá saborear um dos muitos cocktails com e sem álcool. Para acabar a noite tem a Discoteca Praxis Club que conta com uma enorme pista de dança que abre por volta das 3 horas da manhã. Tem também 2 pistas mais pequenas, duas esplanadas e uma zona chillout. Aqui poderá encontrar grande parte dos universitários e reviver memórias passadas.

Comentar