Istambul, entre a Europa e a Ásia

Antiga Bizâncio e Constantinopla, Istambul é a maior cidade da Turquia e a 5ª maior do mundo. Cidade maioritariamente muçulmana acolhe também cristãos e judeus.

Antiga Bizâncio e Constantinopla, Istambul é a maior cidade da Turquia e a quinta maior do mundo. Cidade maioritariamente muçulmana acolhe também cristãos e judeus. Actual pólo industrial, comercial, cultural e universitário da Turquia, a cidade já foi capital do Império Romano do Oriente e do Império Otomano.

Istambul é a única cidade que ocupa dois continentes, pois está edificada nas duas margens do Estreito do Bósforo e do norte do Mar de Mármara, os quais separam a Europa e a Ásia.

Hagia Sophia significa sagrada sabedoria, e é também o nome de um imponente edifício construído na cidade de Istambul (na altura Constantinopla) com o objectivo de ser a catedral da cidade, entretanto já foi mesquita e é hoje um museu, desde 1935.

A Mesquita Azul, nome pelo qual é conhecida a Mesquita do Sultão Ahmed é a única na cidade de Istambul que tem seis minaretes e é revestida por azulejos azuis e vitrais da mesma cor (daí o nome pelo qual é conhecida).

O Palácio de Topkapı foi construído em 1453 por Mehmet II e foi residência dos sultões por mais de três séculos. Actualmente conta com várias salas de exposição, onde se pode encontrar objectos em ouro, prata e relíquias sagradas para os muçulmanos. Já o Museu de Arte Moderna de Istambul está localizado na região de Tophane, o qual exibe obras de conceituados artistas turcos e de outras nacionalidades.

Os históricos e conhecidos bazares de Istambul estão espalhados por todo o lado, o mais conhecido é o Grande Bazar (Kapalicarsi), aqui certamente que se perderá nas mais de cinco mil lojas, regateie as joalharias, as antiguidades, os tapetes e tudo o resto.

Beyoğlu é notoriamente conhecida pela sua vida nocturna, cafés e bares com música ao vivo acolhem pessoas de todas as classes e etnias. Por outro lado, para jovens empresários e artistas Nişantaşı é o local certo. Em Ortaköy encontram-se a maioria dos clubes nocturnos.

Kadıköy também está no roteiro da noite, esta zona da cidade é conhecida pelo seu estilo casual, onde os habitantes e os turistas se juntam em pubs e casas de vinho para relaxarem e se divertirem.

Os sistemas de comboio e metro da cidade são bastante eficientes, cobrem praticamente todos os locais de interesse e são de boa qualidade. O metro é também o meio mais barato para circular dentro de Istambul. Existem sempre outras opções, que passam por táxis, eléctricos, barcos (para atravessar o Bósforo) e os autocarros, estes últimos funcionam 24 horas poder dia, porém durante a noite os preços dobram.

Vai até Istambul?

Antes de partir, teste o nosso sistema de pesquisa e reservas de hotéis. Ficará surpreendido com os fantásticos preços que vai conseguir. Se preferir uma viagem com tudo incluído, veja as magníficas ofertas que pode encontrar neste site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.