Istambul, entre a Europa e a Ásia

Antiga Bizâncio e Constantinopla, Istambul é a maior cidade da Turquia e a quinta maior do mundo. Cidade maioritariamente muçulmana acolhe também cristãos e judeus. Actual pólo industrial, comercial, cultural e universitário da Turquia, a cidade já foi capital do Império Romano do Oriente e do Império Otomano.

Istambul é a única cidade que ocupa dois continentes, pois está edificada nas duas margens do Estreito do Bósforo e do norte do Mar de Mármara, os quais separam a Europa e a Ásia.

Hagia Sophia significa sagrada sabedoria, e é também o nome de um imponente edifício construído na cidade de Istambul (na altura Constantinopla) com o objectivo de ser a catedral da cidade, entretanto já foi mesquita e é hoje um museu, desde 1935.

A Mesquita Azul, nome pelo qual é conhecida a Mesquita do Sultão Ahmed é a única na cidade de Istambul que tem seis minaretes e é revestida por azulejos azuis e vitrais da mesma cor (daí o nome pelo qual é conhecida).

O Palácio de Topkapı foi construído em 1453 por Mehmet II e foi residência dos sultões por mais de três séculos. Actualmente conta com várias salas de exposição, onde se pode encontrar objectos em ouro, prata e relíquias sagradas para os muçulmanos. Já o Museu de Arte Moderna de Istambul está localizado na região de Tophane, o qual exibe obras de conceituados artistas turcos e de outras nacionalidades.

Os históricos e conhecidos bazares de Istambul estão espalhados por todo o lado, o mais conhecido é o Grande Bazar (Kapalicarsi), aqui certamente que se perderá nas mais de cinco mil lojas, regateie as joalharias, as antiguidades, os tapetes e tudo o resto.

Beyoğlu é notoriamente conhecida pela sua vida nocturna, cafés e bares com música ao vivo acolhem pessoas de todas as classes e etnias. Por outro lado, para jovens empresários e artistas Nişantaşı é o local certo. Em Ortaköy encontram-se a maioria dos clubes nocturnos.

Kadıköy também está no roteiro da noite, esta zona da cidade é conhecida pelo seu estilo casual, onde os habitantes e os turistas se juntam em pubs e casas de vinho para relaxarem e se divertirem.

Os sistemas de comboio e metro da cidade são bastante eficientes, cobrem praticamente todos os locais de interesse e são de boa qualidade. O metro é também o meio mais barato para circular dentro de Istambul. Existem sempre outras opções, que passam por táxis, eléctricos, barcos (para atravessar o Bósforo) e os autocarros, estes últimos funcionam 24 horas poder dia, porém durante a noite os preços dobram.

Vai até Istambul?

Antes de partir, teste o nosso sistema de pesquisa e reservas de hotéis. Ficará surpreendido com os fantásticos preços que vai conseguir. Se preferir uma viagem com tudo incluído, veja as magníficas ofertas que pode encontrar neste site.

Comentar