Nova Iorque, capital do Mundo

A cidade de Nova Iorque, a mais populosa dos Estados Unidos com quase 10 milhões de habitantes, exerce um poder político, económico, comercial, cultural e artístico sobre o mundo inteiro. Sede da Organização das Nações Unidas vê o seu papel enquanto cidade reforçado no âmbito das relações internacionais, e a isso muito se deve a sua intensa multiculturalidade: no território nova-iorquino são falados cerca de 800 idiomas diferentes.

Nova Iorque é também um centro de estudo por excelência, onde estão sediadas importantes instituições de ensino superior, entre elas as universidades de Nova Iorque e de Columbia, ambas na lista das 100 melhores do mundo. Por muitos apontada como a capital da arte e da cultura, Nova Iorque faz jus à sua classificação e apresenta uma enorme variedade de estilos artísticos, dando especial relevância à literatura, à música e ao teatro, com os musicais à cabeça.

Se antes de trágico atentado de 2001 contra as torres gémeas, os turistas não podiam deixar de visitar o World Trade Center para apreciar toda a panorâmica citadina de Nova Iorque, agora a visita ganhou outro interesse porque nesse local foi construído o Memorial do 11 de Setembro em honra das vítimas desse dia negro.

Entretanto, para poder desfrutar da imagem de Nova Iorque desde as alturas, a subida ao Empire State Building é obrigatória. Situado a um dos lados do Central Park, outro local de referência e de passagem obrigatória, 0 Empire State Building oferece-nos a imagem dinâmica de uma cidade sempre em movimento.

Evidentemente que não pode visitar Nova Iorque sem passar pela Estátua da Liberdade. Localizada na Liberty Island, poderá aceder ao monumento, um presente do povo francês ao povo americano que simboliza a liberdade e a democracia universais, através dos ferries que partem do Battery Park

Os Néon da Times Square e as Luzes da Brodway

Na mesma zona não poderá deixar de visitar também a Times Square, a famosa avenida, repleta com a cor dos néon e dos anúncios electrónicos, que é atravessada pela Broadway.

Nova Iorque não seria a mesma sem os espectáculos da Broadway, sem os teatros e as superproduções musicais que mais tarde se espalham pelo mundo inteiro. Parte da cultura americana nasce do circuito teatral da Broadway.

O Metropolitan Museum of Art é o maior e mais completo museu dos Estados Unidos da América. Apresenta-nos um espólio composto por mais de dois milhões de peças de arte, representativas dos últimos cinco milénios da história da humanidade e ocupa quatro quarteirões, o que dá para ter uma ideia das suas dimensões. É também na cidade de Nova Iorque que se pode visitar o maior museu de história natural do mundo, o American Museum of Natural History.

Tudo! É exactamente isso que tem Nova Iorque quando se fala de vida nocturna, em todas as ruas, em todas as avenidas e em todas as esquinas. É quase impossível enumerar o leque de ofertas que a cidade tem ao dispor dos seus habitantes e turistas. Desde discotecas, clubs e bares de música ao vivo até aos espectáculos na Broadway, em Nova Iorque, a qualquer hora, não vai ter dificuldade em encontrar o local ideal para acabar a noite.

Apesar de velho e pouco bem conservado, o metro de Nova Iorque continua a ser a melhor opção para circular dentro da cidade. Funciona as 24 horas (embora com algumas limitações durante a noite), cobre grande parte da cidade e é bastante rápido. Se o tempo não é problema para si, de autocarro pode desfrutar de uma vista fantástica e com melhores condições quando comparadas com as do metro. Esqueça o carro, é uma péssima opção. O trânsito é caótico e muito lento, pelo que os táxis (também famosos graças à sua cor amarela) não são propriamente uma das melhores opções.

Destino Nova Iorque

Esta é uma frase que faz parte dos seus planos de viagem? Sempre quis conhecer a capital do Mundo? Veja as magníficas ofertas de viagens baratas para Nova Iorque ou procure, encontre e reserve um hotel na Big Apple aos melhores preços.

1 Comentário

  1. Rillary says:

    Noooooooooooosa New York é tudo, ainda nao fui lá mas tô loca pra conhecer,e o primeiro lugar que eu quero ir é na Times Square:-)

Comentar