O conceito lowcost

Nos últimos anos tem vindo a desenvolver-se no mundo do turismo e das viagens o conceito lowcost. Traduzida do inglês a expressão quer dizer, literalmente, baixo custo e, quando associada a uma viagem, a verdade é que nos costuma entusiasmar muito, sobretudo nesta terrível época de crise.

O lowcost mais não é do que a resposta do mercado a uma concorrência feroz no sector dos operadores turísticos. Se há umas década atrás comprar uma viagem era algo apenas acessível a uns poucos, a verdade é que actualmente a grande maioria da população pode aceder a estes produtos.

Com o aparecimento de cada vez mais operadores turísticos, de companhias áreas que reduzem os custos das viagens ao mínimo e da Internet como canal privilegiado para o sector do turismo, os preços desceram.

E fizerem-no de uma forma, por vezes, incrível. Quem poderia, há 15 anos atrás, dizer que viajar de avião entre Lisboa e Londres poderia vir a custar 20 Euros?

É este tipo de ofertas que fazem o lowcost. Companhias áreas como a Easyjet ou a Ryanair praticam políticas de preços de tal forma agressivas que até as companhias de bandeira, como a TAP por exemplo, foram obrigadas a adaptar as suas ofertas às novas regras do mercado.

Os principais beneficiados são, claro, os consumidores/viajantes que desta forma podem dar largas ao seu gosto por descobrir novos destinos.
Por outro lado, e não menos importante, está, como referimos antes, a afirmação da Internet como canal de negócios para o sector. Hoje é perfeitamente possível organizar a sua viagem, reservar o hotel escolhido e conseguir um voo de avião barato sem sair de casa, usando apenas um computador.

Existem, inclusive, agências de viagens que apenas usam a net para desenvolver a sua actividade. Os seus custos de operação baixam consideravelmente ao optar pela solução online, um facto que se acaba por reflectir nos preços finais oferecidos ao consumidor.
Em próximos artigos daremos a conhecer, de uma forma mais profunda, as várias soluções existentes no mercado para conseguir realizar umas férias de sonho a baixo custo ou lowcost.

Por enquanto deixamos-lhe como sugestão que visite a Destinia e veja com os seus próprios olhos até que ponto pode viajar barato.

Comentar