O que pode e não pode levar na bagagem de mão

O mundo mudou no dia 11 de Setembro de 2001 com os atentados às Torres Gémeas – World Trade Center – em Nova Iorque. Após esta trágica ocorrência todos os aspectos da segurança aérea foram revistos e reforçados. Um pouco por todo o mundo os aeroportos alteraram as suas medidas de segurança, instituindo controlos mais apertados e proibindo a entrada nos aviões de uma série de produtos que até então passariam completamente desapercebidos.

Para além dos objectos óbvios que não podem subir a bordo de um avião (armas de fogo, facas, tesouras ou bombas por exemplo) os passageiros passaram também a sentir bastantes restrições para transportar na bagagem de mão líquidos, géis e aerossóis. Segundo os peritos em segurança, este tipos de produtos podem, facilmente, camuflar outros líquidos ou químicos com os quais é possível criar uma explosão a bordo.

No entanto, as restrições não proíbem completamente o transporte deste tipo de produtos, apenas limitam as quantidades que podemos levar connosco. Vamos ver então o que deve fazer para evitar que o seu perfume preferido ou o gel de banho possam ir parar ao lixo.

A forma mais fácil de não ter problemas absolutamente nenhuns é colocar estes itens na bagagem de porão. Se puder meta lá tudo o que se enquadre nas categorias de líquido, gel ou aerossol (sprays). Se for mesmo necessário transportar consigo estes produtos ou se viajar apenas com bagagem de mão, é ainda assim possível passar nos controlos de segurança sem ser incomodado devido a este assunto.

O mais importante é saber que apenas pode transportar recipientes com capacidade máxima de 100ml. Se o seu frasco de perfume for de 200ml vai, quase com toda a certeza, ser retido no controlo de segurança do aeroporto. O melhor a fazer é comprar um kit de frascos transparentes de 100ml para poder transportar em segurança e sem complicações este tipo de produtos. Actualmente estes recipientes são fáceis de encontrar, têm preços bastante acessíveis e vão evitar-lhe muitas complicações. Entretanto, existem também produtos no mercado que disponibilizam embalagens já de acordo com estas regras e que dispensam a utilização de outros recipientes.

Após despejar para estes pequenos frascos o seu perfume, o gel de banho, o champô, as loções, os cremes, etc, etc, etc, saiba que vai ter que guardá-los todos numa bolsa ou saco de plástico transparente com um sistema de fecho/abertura. Guarde aqui também a sua maquilhagem e todos os acessórios de manicura (tenha em atenção o tamanho das tesouras ou corta-unhas, existe também um limite para as dimensões desses objectos).  Desta forma, ao passar no controlo de bagagem terá apenas de colocar esta bolsinha no tabuleiro. Muito mais cómodo para si e para os seguranças do aeroporto.

Comentar