Porto – A Invicta

A cidade do Porto, considerada a capital nortenha de Portugal fica situada junto à foz do Douro. Esta cidade já foi classificada como Património Mundial pela UNESCO, sendo uma cidade rica em monumentos históricos, como por exemplo a Sé ou a Torre dos Clérigos e possui uma vista lindíssima sobre as mundialmente famosas Caves do Vinho do Porto localizadas na cidade limítrofe, Vila Nova de Gaia.

Os apreciadores deste doce vinho poderão escolher entre as mais de 50 caves situadas à beira do rio Douro. Nestas caves são produzidos e envelhecidos os bem conhecidos Vinhos do Porto à base de uvas cultivadas na região do Douro.

Para os mais religiosos, a Sé Catedral do Porto é um local de visita obrigatória. Concluída no século XIII, esta obra conta com grandes tesouros de arte sacra, esculturas de elevado valor, uma rosácea românica e a lindíssima Capela Batismal.

A Torre dos Clérigos é um dos grandes pontos de referência desta cidade. Concluída em 1763, conta com 225 degraus, sendo considerada a mais alta torre do país. Os mais atrevidos podem subir até ao seu cume e deslumbrarem-se com a magnífica vista.

Outro grande ícone desta cidade é a Casa da Música construída exclusivamente para o evento “Porto Capital Europeia da Cultura 2011”. Conta com um restaurante, diversos bares, um centro cultural e uma grande sala dedicada exclusivamente a eventos musicais.

Quando se fala em cidade do Porto, todos se recordam do célebre Palácio da Bolsa com um exuberante Salão Árabe muitas vezes utilizado para a receção de Entidades Estatais. É de recordar também o Museu projetado pelo arquiteto Siza Vieira, Museu de Serralves com extensos jardins usados principalmente para eventos ao ar livre.

Porto é sinónimo de cultura e quem visita esta linda cidade tem ao dispor inúmeros monumentos para visitar, como as ruínas da Citânia de Sanfins em Paços de Ferreira que são consideradas as mais importantes da Península Ibérica, a Casa do Arco na Maia, datada do século XVIII que possui cinco moinhos de água importantíssimos aquando da Idade Média, o Museu Municipal Abade Pedrosa, localizado em Santo Tirso, com 4 salas repletas de achados arqueológicos recolhidos pelo Abade Joaquim Pedrosa no século XIX, entre muitos outros.

Após uma visita cultural à cidade, nada melhor que umas horas bem passadas a disfrutar do sol de Matosinhos, na Praia do Canidelo Sul, conhecido pelo seu extenso areal e mar calmo. Pode optar também pela praia de Miramar ou de Francelos, ambas em Vila Nova de Gaia.

Pode optar por ir às compras ao Via Catarina Shopping ou ao Arrábida Shopping, no entanto, para conhecer realmente a cidade, o melhor será percorrer as inúmeras lojas da baixa da cidade e comprar um souvenir para… mais tarde recordar!

Para um passeio mais romântico, porque não fazer um cruzeiro no Douro… tentador, não?

Para acabar o dia em beleza e para os amantes de um bom petisco, não pode deixar de provar as tradicionais Tripas à Moda do Porto. Reza a história que o nome de “tripeiros” foi atribuído ao povo do Porto em 1415 quando esse povo ofereceu toda a carne que possuía aos expedicionários que partiam à conquista de Ceuta. Uma vez que tinham oferecido toda a carne, o povo ficou apenas com as tripas para se alimentar, daí o nome atribuído a este apreciado prato.

Para além das tripas, temos as famosas Francesinhas, receita criada por um emigrante francês que abunda em molho picante, bastante apreciadas por todos e excelente para um jantar entre amigos.

Depois de um belo jantar, há que ajudar a digestão com uma bela caminhada pela Ribeira do Porto. Nesta zona poderá encontrar inúmeros bares onde poderá relaxar ao som de música ao vivo enquanto bebe a sua cerveja bem fresquinha.

Comentar