Viana do Castelo

A cidade de Viana do Castelo encontra-se a norte de Portugal entre o oceano e as montanhas. Situada na foz do rio Lima, um dos grandes pontos fortes desta cidade é a sua indústria piscatória.

Quem visita esta linda cidade deverá visitar a ilustre Igreja de Santa Luzia e daí desfrutar de uma vista panorâmica espectacular da paisagem natural. Aproveite também para visitar a Quinta do Santoínho onde acontecem os mais diversos arraiais minhotos com muita música tradicional, sardinhas assadas, fêveras, frango, broa, tudo isto bem regado com um bom vinho tinto ou branco da região. Nesta quinta poderá também apreciar as diversas exposições de utensílios agrícolas, espigueiros de Viana do Castelo, uma adega regional, automóveis e autocarros antigos e outras atracções regionais.

A nível cultural pode visitar a Capela das Almas, capela do século XIII, a Casa de João Velho ou dos Arcos que pertenceu ao navegador João Velho, o Chafariz Quinhentista construído em 1559, o Palácio dos Viscondes de Carreira, entre tantos outros de carácter cultural. A não perder tem também o Museu do Traje. Aqui pode descobrir as tradições etnográficas e ver as exposições de lã e linho com os quais as lavadeiras faziam os seus trajes.

Para quem visita esta linda cidade, 1 só dia não é suficiente. Dessa forma, o melhor será alojar-se num dos inúmeros hotéis da cidade. Para os mais ousados, temos o Motel Afrodite, um motel muito sofisticado criado por designers a pensar nas mais diversas formas de amar. O Hotel Flôr de Sal, localizado mesmo em frente ao mar é o espaço ideal para os visitantes mais requintados. Para quem não pretende gastar muito dinheiro, aconselhamos a Pousada de Viana do Castelo, localizada no Monte de Santa Luzia envolvida por excelentes matas e jardins.

Quando se quer conhecer uma cidade ou uma região de um país, não se pode deixar de experimentar a gastronomia dessa zona. No caso de Viana do Castelo, temos os rojões acompanhados de arroz de serrabulho, batata cozida ou castanhas. Se prefere peixe, opte pela lampreia à Bordalesa. Este peixe é pescado no rio Minho e é confeccionado com arroz de cabidela, sendo o sangue do peixe aproveitado e servido com pão torrado. Estas iguarias podem ser provadas no Restaurante Camelo ou na Casa de Pasto Maria de Perre.

Após um bom petisco, nada melhor que ajudar a digestão durante uma caminhada a pé pela Marginal do Rio Lima. Aqui pode apreciar a magnífica vista sobre o rio, a marina e a cidade. Pode também visitar o Monte de Santa Luzia de onde poderá apreciar as vistas do miradouro.

À noite pode optar por uma refeição ligeira na esplanada do Aquário Bar ou no Glamour e depois terminar a noite em beleza no Look Club, discoteca situada no centro da cidade. Tem também à disposição a Praia do Norte Bar, a Scala ou o Indian Bar.

Comentar